quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Carta pra Minha Futura Filha

 Filha se você for mulher que sejamos capazes de educá-la e ensiná-la a ser uma mulher Respeitada.


1.Filha, nascer mulher no mundo machista em que vivemos não é das tarefas mais fáceis, mas pode ser uma experiência maravilhosa! Prometo que farei o possível, sempre, para que sua vivência seja muito especial e que você sinta sempre muito orgulho de ser o que é!

2. Se você gostar de cor de rosa, use e abuse dessa cor! Mas não se sinta obrigada a usá-la somente porque todos dizem que é cor de menina! Você pode gostar das cores que quiser!


3. Você pode brincar com o que preferir: carrinhos, bonecas, bola, jogos, vídeo games! Pode subir em árvores, pode correr, pode pular, pode se divertir da forma que achar melhor! Ninguém nunca irá lhe reprimir por nada disso.


4. Não existem "coisas de menina". Tudo nesse mundo pode ser feito por qualquer um! Nunca se deixe intimidar por esse pensamento retrógrado!


5. Você não precisa se vestir como uma boneca para se sentir feminina ou para "mostrar" que é uma menina! Maquiagem e sapatos de salto são para adultos, não para crianças! Laços, saias, brincos, pulseiras e babados são bonitos, mas só os use se quiser e quando quiser, e não porque alguém acha que você deve usar!


6. Quando você crescer, poderá se vestir e andar por aí como desejar! Suas roupas são uma escolha sua e nenhum homem (ou mulher) tem o direito de desrespeitá-la por causa disso!


7. Seu corpo pertence somente a você e a mais ninguém! Ame-o como ele é! Se quiser colocar piercings, coloque! Se quiser fazer tatuagens, faça! Se quiser pintar o cabelo, pinte! Ninguém tem nada a ver com isso!


8. A hora de namorar e iniciar sua vida sexual é uma decisão única e exclusivamente SUA. Haja sempre com responsabilidade, se cuide e use sempre camisinha! Não permita que ninguém se intrometa na sua vida privada: se quiser se manter virgem ou se quiser fazer sexo, cabe somente a VOCÊ decidir!


9. Não fique com ninguém se não estiver com vontade! Nunca se sinta culpada se acabar se envolvendo com alguém, mudar de ideia e não querer mais ficar com essa pessoa! Você tem o direito de dizer NÃO e deve ser sempre respeitada!


10. Não fique calada se alguém abusar de você ou lhe obrigar a fazer algo que você não queira! Isso é errado e a pessoa deve ser punida! Você sempre poderá me contar tudo o que quiser, pois sempre estarei ao seu lado!


11. Não tenha medo de confessar seus sentimentos às pessoas que você venha a se apaixonar! E não fique triste se não for recíproco, isso não fará de você uma pessoa menos especial! Tente sempre se reerguer, mas não se envergonhe de chorar quando sentir vontade.


12. Filha, você pode gostar de estórias de princesas, se assim for sua vontade, mas não acredite que ser uma "princesa" é algo bom! São apenas estórias, nada mais.


13. Você não precisa encontrar o seu "príncipe encantado". Na verdade, eles não existem! Desconfie de pessoas que pareçam "perfeitas" demais!


14. Filha, um homem não tem a obrigação de pagar sua conta, nem de abrir a porta do carro para você ou pagar a conta do motel! Vocês são iguais e fazer ou deixar de fazer essas coisas não os faz melhores ou piores!


15. Você poderá namorar quem quiser, independente se for um menino ou uma menina. Nunca sinta vergonha de ser o que é ou de amar alguém "diferente"! Ninguém tem o direito de palpitar sobre quem você escolheu para estar ao seu lado!


16. Nunca trate ninguém mal! Em hipótese alguma! Você não é melhor que ninguém e ninguém é melhor que você!


17. Filha, não existe fórmula para a beleza! O que é belo para uns, pode ser feio para outros! Você é linda, acredite!


18. Você poderá seguir a profissão que quiser: não existem profissões masculinas e femininas, não deixe que ninguém a convença disso!


19. Faça esportes, pratique lutas, faça teatro, toque bateria, dance balé, se assim desejar.


20. Deixe seu cabelo da forma que achar melhor! Ter cabelo comprido não a faz mais feminina, assim como ter cabelo curto não a torna mais masculina!


21. Uma mulher não é menos mulher porque não usa sapatos de salto, saias ou maquiagem. Vista-se como você quiser e como se sentir confortável!


22. Você não precisa se casar, se não quiser! Casamento é apenas uma convenção social e qualquer pessoa pode ser feliz sozinha, se assim preferir.


23. Você não precisa ter filhos! Nenhuma mulher é menos mulher por não ser mãe, e a maternidade JAMAIS deve ser uma obrigação! Filho é uma coisa MUITO séria e você só deve ter um se REALMENTE for sua vontade!


24. Se você engravidar sem querer, a responsabilidade não é só sua! Você e seu parceiro fizeram esse bebê juntos e ele precisa arcar com a responsabilidade! Mas, se você não se sentir pronta para ser mãe, saiba que sempre estarei ao seu lado e apoiarei sua decisão.


25. Se você decidir ser mãe, não se sinta culpada por não ficar sempre feliz e radiante como nas propagandas de margarina! Isso não existe, filha! Você é um ser humano e tem todo o direito de ficar cansada e desejar um momento só seu! Conte comigo também nesses momentos!


26. Você não será uma mãe pior somente porque não deixou de trabalhar para cuidar exclusivamente do seu filho! Você pode gostar de ter uma profissão e ainda assim amar seu filho incondicionalmente! E, se você desejar se dedicar exclusivamente a ele, siga seu coração e não permita que ninguém lhe critique!


27. As tarefas da casa não são obrigação exclusivamente sua, mas do seu parceiro(a) também! Entenda que vocês são iguais e possuem os mesmos direitos e deveres, tanto com relação à casa quanto com relação aos filhos que decidirem ter!


28. Nunca, NUNCA permita que seu parceiro(a) lhe agrida, tanto física quanto verbalmente!


29. Questione sempre tudo e todos! Não é porque a maioria faz uma coisa que essa coisa está correta! Não siga a "boiada"! Reflita, sempre!


30. Cuide da sua saúde! É o nosso bem mais precioso!


31. Filha, nunca dê risada de piadinhas machistas e preconceituosas! Nunca se permita perpetuar ideias ignorantes!


32. Você não precisa de um marido rico: você precisa se empenhar para vencer na vida e não depender de ninguém!


33. Nunca chame outra mulher de vadia ou qualquer outro nome pejorativo! Não se deixe levar por pensamentos machistas!


34. Nunca, em hipótese alguma, maltrate um animal ou pense que um animal é um ser inferior que nasceu para lhe servir. Somos todos iguais, filha! Respeite sempre a natureza e cada criatura que a habita!


35. Acredite: você é capaz de ser o que quiser! Nunca desista de seus sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário